quarta-feira, abril 02, 2008

Questão de Semântica

Uma vez me disseram que o Homem possui dois alicerces: a razão e a emoção. Os dois necessitam andar no mesmo nível para que nos encontremos em harmonia. Qualquer diferença entre eles, a estrutura toda fica comprometida. Dizem que as mulheres são mais emocionais e os homens, mais racionais... devem ser, não sei... na verdade esse não é o assunto deste artigo. O que é interessante salientar, no entanto, é que a emoção é "burra" e a razão é "fria".

A primeira é burra porque não conseguimos escolher quando, onde e por quem sentiremos essa ou aquela emoção. Ela simplesmente "sai", muitas vezes cegamente. A segunda é fria porque ela utiliza a lógica, a qual não possui meios termos. Ou é ou não é, numa simples relação binária entre antagônicos: sim ou não. É nesse meio "burro" e/ou "frio" que trilhamos nossas vidas.

Apesar de já a ter utilizado, inclusive em um dos meus artigos anteriores, passo a não gostar da atribuição que fazemos das nossas emoções serem oriundas de nosso Coração metafórico. Me refiro ao famigerado binômio "Coração = Emoção". É difícil para eu conceber que sentimentos tão nobres como a Misericórdia e o Amor (não confundindo Amor com Paixão) tenham um lar tão "burro". Da mesma forma que, encarando o outro lado da moeda, é impraticável que essa pseudo-morada seja tão "fria" e calculista.

"Ouça a voz do Coração... ele sabe a resposta...". Acho que essa é a postura que melhor se enquadra ao Coração. Mais uma vez, nem oito ou oitenta, nem direita ou esquerda, nem burro ou frio... mais uma vez o caminho do meio.

Sim... acho que essa é a definição para o Coração metafórico que quero acreditar... questão de semântica...

Nenhum comentário: